Em breve acontecerá por aqui o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2010. Vários eventos de diversas áreas, como música, artes visuais, artes cênicas, patrimônio, etc., irão agitar estas cidades históricas entre 8 e 25 de julho.
O ComCine UFOP é responsável pela curadoria da área de Artes Visuais do Festival de Inverno há 5 anos, desde quando foi incluída no evento, que é promovido pela UFOP.
Neste ano teremos mostras de Alain Renais, Agnes Varda, Traços e cores de todos os tempos, o cinema da Disney, filmes selecionados a partir de edital para inscrição de obras audiovisuais lançado pela área de Artes Visuais, entre outras. Isso sem contar as oficinas de cinema e fotografia.
Para conferir e acompanhar a programação acesse o site do evento, e acompanhe os twitters:
No período de 14 a 24 de junho, as sesssões comerciais do Cine Vila Rica estarão suspensas, devido aos eventos do CineOP, sendo retomadas a partir do dia 25 de junho.
Para maiores informações acesse: www.cineop.com.br.
O ComCine - Comitê de Cinema da Universidade Federal de Ouro Preto, com o apoio do SESI-Mariana convida a população para prestigiar a mostra IMAGEM TEMPO 2 - "Novo Cinema Asiático", que entra em cartaz a partir desta sexta feira, 21 de maio até o dia 11 de junho em Ouro Preto e Mariana. Todos os filmes têm ENTRADA GRATUITA.
MAL DOS TRÓPICOS
De Apichatpong Weerasethakul (“Sud Pralad”, Tailândia, 2004, Drama, 118 minutos)
A vida é feliz e o amor é simples para os jovens Keng e Tong. Keng é um soldado e Tong trabalha no campo. O tempo passa, ritmado pelas noites na cidade, pelos jogos de futebol e pelas agradáveis reuniões na casa da família de Tong. Um dia, quando as vacas da região começam a ser decapitadas por um animal selvagem, Tong desaparece. A lenda diz que um homem pode se transformar em animal selvagem. Keng parte então sozinho para o coração da floresta tropical, onde o mito muitas vezes se torna realidade.
De Ming-liang Tsai (“Qing shao nian nuo zha”, Taiwan, 1992, Drama, 106 minutos)
Hsiao Kang é um estudante descontente que vive com seus pais em Taipei. Decidido a deixar a escola para vaguear pela cidade com sua scooter, acaba encontrando dois rapazes que haviam quebrado o retrovisor do carro do seu pai, e resolve seguí-los. Solto no grande centro, cheio de casas de jogos eletrônicos, luzes e pessoas vagando, que somados formam um ambiente sombrio, Hsiao Kang traça um caminho que demonstra, de forma majestrosa, o vazio da modernidade.
Classificação: 14 anos
Cine Vila Rica – 28/05
Horário: 23:00
SESI Mariana – 02/06
Horário:18:30
-----------------------------------------------
TRÊS TEMPOS
De Hou Hsiao-Hsien (Zui Hao de Shi Guang, Taiwan, 2005, Drama, 139 minutos)
Em três diferentes períodos de tempo - 1911, 1966 e 2005 -, o mesmo casal de atores protagoniza histórias que evocam o sentimento e o amor imortal Apoiado apenas no essencial de cada um dos relacionamentos amorosos abordados, “Três Tempos” é um compêndio romântico de brutal delicadeza e intenso minimalismo. Hou Hsiou-Hsien revisita sua própria obra para criar os três episódios que compõem seu último filme e nos apresenta, quase que sem querer, um retrato sobre os avanços sociais conquistados pelas mulheres ao longo do tempo em Taiwan.
Classificação: 16 anos
Cine Vila Rica – 11/06
Horário:23:00
SESI Mariana – 09/06
Horário:18:30
--------------------------------------
Acompanhe as novidades do ComCine e do Cine Vila Rica pelo Twitter!
O Cine Vila Rica, conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), através do Comitê de Cinema da UFOP (ComCine), convida a população para prestigiar a mostra IMAGEM TEMPO 1, em cartaz a partir dessa sexta feira (16/04) até o dia 19/05 na região de Ouro Preto e Mariana. Todos os filmes têm ENTRADA GRATUITA.
----------------------------------------------
Crônica de Anna Magdalena Bach
De Danièle Huillet & Jean-Marie Straub
(Chronik der Anna Magdalena Bach, Alemanha, 1968, Drama, 94 minutos)
Crônica de Anna Magdalena Bach é o filme de Jean-Marie Straub e Danièle Huillet sobre o casamento entre o viúvo Bach e Anna Magdalena. O filme tem uma estrutura musical semelhante à Paixão Segundo São Mateus e Straub usou o formato da música de Bach para criar uma minimalista história de amor de enorme riqueza. Atrevido em seu estilo modesto, sublime em sua narrativa simples, Crônica de Anna Magdalena Bach oferece um das experiências sonoras mais puras da história do cinema.
Classificação: Livre
16/04 – sexta-feira Horário: 23h00 Local: Cine Vila Rica
28/04 – quarta-feira Hora: 18h30
Local: Sesi-Mariana
-----------------------------------------------
A Mãe e a Puta
De Jean Eustache (La Maman et La Putain, França, 1973, Drama, 212 minutos)
Filme dividido em duas partes
Jean-Pierre Léaud interpreta Alexandre, um homem ocioso, cuja vida oscila entre os cafés parisienses, os livros, as conversas com amigos intelectuais, as conquistas de novas mulheres e o dia a dia com a sua amante de meia idade. A sua companheira é quem o sustenta e quem lhe dá guarida. Não são propriamente um casal e as suas vidas estão envoltas pela sombra da infidelidade, por vezes confessada abertamente, sem complexos aparentes. Este é um filme sobre o amor e sobre o prazer, uma reflexão sobre a condição feminina pós "Maio de 68".
Classificação: 14 anos
23/04 – sexta-feira [Parte 1]
Horário: 23h00
Local: Cine Vila Rica
30/04 – Sexta-feira [Parte 2]
Horário: 23:00
Local: Cine Vila Rica
05/05 – Quarta-feira [Parte 1]
Horário: 18:30
Local: SESI Mariana
12/05 – Quarta-feira [Parte 2]
Horário: 18h30
Local: Sesi-Mariana
-----------------------------------------------
Porto das Caixas
De Paulo César Saraceni (Brasil, 1962, Drama, 80 minutos)
Uma mulher, querendo matar o marido que a oprime, procura ajuda de seu amante, de um soldado e de um barbeiro, mas eles se negam a cometer o crime. A cidade do interior onde moram revela a decadência: uma fábrica parada, um convento em ruínas, o barulho de trem, um vazio parque de diversões, uma feira sem entusiasmo, um comício sem força reivindicatória. Disposta a libertar-se do meio, a mulher decide colocar seu plano em prática sozinha.
O Cine Vila Rica, conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), através do Comitê de Cinema da UFOP (ComCine), convida a população para prestigiar a mostra de filmes comentados "Conversando Cinema", que chega em sua sexta edição. Um filme diferente a cada dia, comentados por professores da UFOP, em cartaz a partir deste domingo, dia 21, até a próxima quarta-feira, dia 25 de março. E o melhor: todas as sessões têm entrada gratuita!
--------------------------------------------
Domingo, dia 21 - 21:00
O CHEIRO DE PAPAYA VERDE
Comentado por Ivan de Almeida (Departamento de História)
De Anh Hung Tran “Mui du du Xanh”, 1993, França/ Vietnã, Drama, 90 minutos
Nos anos de 1950, uma jovem camponesa vietnamita muda-se para a cidade e vai trabalhar em casa de família como doméstica. Ao longo dos anos, muitas mudanças vão ocorrer, inclusive no que diz respeito a sua emancipação.
- Premiação em Cannes: Prêmio da Juventude; Prêmio Camera de Ouro (Anh Hung Tran)
- Indicado ao Oscar de Melhor filme estrangeiro
--------------------------------------------
Segunda, dia 22 - 21:00
AMOR À FLOR DA PELE
Comentado por Guiomar de Grammont (Departamento de Filosofia)
De Wong Kar-Wai “Fa yeung nin wa”, 2000, China, Drama, 90 minutos
Chow e sua mulher acabaram de se mudar. Logo, ele conhece Li-Zhen, uma jovem que também acabou de se mudar com o marido. Ele trabalha para uma companhia japonesa, o que significa que está freqüentemente viajando. Como sua mulher também fica, muitas vezes, longe de casa, Chow passa muito tempo com Li-zhen. Eles se tornam amigos e, um dia, são forçados a encarar os fatos: seus respectivos parceiros estão tendo um caso.
- Ganhou o Prêmio de Melhor Ator (Tony Leung Chiu Wai), no Festival de Cannes.
- Ganhou o Prêmio de Melhor Filme Estrangeiro, no César
--------------------------------------------
Terça-feira, dia 23 - 21:00
VALSA COM BASHIR
Comentado por Mateus Pereira e Fernando Nicolazzi (Departamento de História)
De Ari Folman “Vals Im Bashir”, Israel, 2008, Drama, 90 minutos
Em um bar um amigo conta ao diretor Ari Folman sobre um sonho constante que tem, no qual é perseguido por 26 cães ferozes. Através da conversa eles concluem que a imagem tem ligação com sua missão na 1ª Guerra do Líbano, no início dos anos 80, quando defendia o exército de Israel. Como Ari nada se lembra sobre o evento, ele passa a buscar e entrevistar seus velhos companheiros da época.
- Indicado à Palma de Ouro em Cannes
- Ganhou o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.
--------------------------------------------
Quarta-feira, dia 24 - 21:00
NOITES DE CABÍRIA
Comentado por Juan Carlos Thimóteo (Departamento de História)
De Federico Fellini “Le Notti di Cabiria”, Itália, 1957, Drama, 117 minutos
Cabiria é uma prostituta baixinha e elétrica que vaga nas ruas de Roma, procurando um verdadeiro amor, mas sempre se decepcionando. Após ter tentado tudo, inclusive ajuda divina, ela acha seu pretendente dos sonhos no local e hora mais inapropriados. Mas, seria ele tão perfeito assim?
- Oscar de melhor filme estrangeiro
- Prêmio de melhor atriz para Giulietta Masina no Festival de Cannes
--------------------------------------------
Quinta-feira, dia 25 - 21:00
PROFISSÃO: REPÓRTER
Comentado por Emílio Maciel (Departamento de Letras)
De Michelangelo Antonioni “Professione: Repórter”, EUA/Itália, 1975, Drama, 119 minutos
David Locke (Jack Nicholson) é um repórter famoso que é enviado à África para fazer algumas imagens e entrevistas para um documentário. Ao voltar para o hotel, descobre que um homem que estava hospedado próximo a ele está morto. Locke decide trocar de identidade com ele, descobrindo que era um rico empresário, e acaba arrumando um problema ainda maior. Descobre que ele era fornecedor de armas para a guerrilha que documentava e, quanto mais sustenta essa farsa, mais se afunda em um beco sem saída.
- Indicado para a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1975.
- Prêmio Bodil em 1976 de melhor filme europeu.
VENHA ASSISTIR E CONVERSAR CINEMA!
ENTRADA GRATUITA!
Acompanhe as novidades do ComCine e do Cine Vila Rica pelo Twitter: @comcine / @cinevilarica .
O Cine Vila Rica, conduzido pela Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), através do Comitê de Cinema da UFOP (ComCine), convida a população para prestigiar os filmes que ficam em cartaz a partir desta sexta, dia 12, até a próxima quinta-feira, dia 18 de Março. Confira:
17:00
PERCY JACKSON E O LADRÃO DE RAIOS
De Chris Columbus (“Percy Jackson: The Lightning Thief”, EUA/Canadá, Aventura, 119 minutos, 35mm)
Os deuses do Olimpo continuam vivos. E eles ainda se apaixonam por mortais e tem filhos. Somente alguns afortunados conseguirão descobrir sua verdadeira identidade. Assim é a revelação que lança o jovem Percy Jackson em sua jornada para ajudar seu verdadeiro pai, Poseidon, a fim de evitar uma guerra que Zeus está prestes a iniciar entre os deuses, a não ser que seja devolvido o seu raio roubado.
De Alain Resnais (“Les Herbes Folles”, França, Drama, 104 minutos, 35 mm)
Marguerite, dentista solteira, tem sua bolsa roubada na saída de uma loja. Sem que ela saiba, a carteira vai parar no chão de um estacionamento, onde é encontrada ao acaso por Georges, casado e pai de dois filhos. Movido pela curiosidade, ele examina os documentos no interior e encontra uma foto da proprietária. Intrigado, ele decide guardá-la consigo. Inicia-se assim uma grande aventura amorosa para ele e Marguerite. Baseado no romance ''L'incident'', de Christian Gailly.
Baby (Gloria Pires) é uma professora de violão, romântica e solitária, que deseja ardentemente viver uma grande paixão. Com a mudança de Max (Paulo Miklos), um músico de bar recém-separado, para o apartamento contíguo ao seu, Baby tem a chance de realizar seu sonho. Para conquistar o amor, ela faz um grande sacrifício e abandona seu antigo companheiro, o cigarro. Quando o amor parece finalmente ter acontecido em sua vida, Baby descobre que está sendo traída. Em meio a decepção e uma forte crise de abstinência de nicotina, ela entra em um espiral de ciúmes que a levará a conhecer os lados mais sombrios de seu coração.
O Cine Vila Rica fica na Praça Reinaldo Alves de Brito, 47, Centro, Ouro Preto/MG.
Os ingressos custam R$ 3,00 (preço promocional para todos) nas segundas e quartas-feiras; R$ 8,00 (inteira) e R$ 4,00 (meia-entrada) nas terças e quintas-feiras; e R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) nas sextas, sábados, domingos e feriados.