segunda-feira, 24 de março de 2008



ComCine UFOP

Criado em 2004, o ComCine – Comitê Aberto de Cinema da UFOP, é um grupo formado por pessoas de diversas áreas da universidade (alunos, professores e funcionários) e também da comunidade externa, reunidos todos por um sentimento comum de amor ao cinema. Seu principal objetivo é servir como fórum de discussão sobre o audiovisual, considerando a sua produção, circulação e recepção. Em 2006, o Conselho Universitário (CUNI) aprovou seu regimento interno, reconhecendo-o como espaço privilegiado de discussão e deliberação sobre esse tema.

Entre suas atividades, destacamos a curadoria da área de Artes Visuais do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes, além da elaboração de mostras regulares ao longo do ano, compostas por filmes temáticos e alternativos, em sessões gratuitas e, por vezes, itinerantes, nestas mesmas cidades.

As reuniões são abertas a todos os interessados, para, entre uma discussão e outra, planejar mostras, sugerir filmes para a programação do Cine-Teatro Vila Rica – o qual faz parte do patrimônio da UFOP, administrado pela FEOP – e criar novas idéias para estimular a comunidade a interessar-se por esta que é chamada a Sétima Arte.




As reuniões acontecem todas as quartas-feiras, às 17h30 no IFAC (Rua Coronel Alves, 55 - Centro - OP).




Contato:
comcine@ufop.br

Um comentário:

Renato M. disse...

Olá, camaradas,

achei ótima a iniciativa de vocês, ao proporem que o ComCine colabore nas escolhas para a programação do Cine-Teatro. Esse espaço fronteiriço, entre sociedade e academia, é um lugar estratégico para o fomento de discussões importantes, ainda mais, se levarmos em conta a importância da "imagem", nas sociedades com maior caráter urbano.
A propósito da discussão sugerida pelo filme "O Show de Truman", não há muito a dizer, apenas que ambos, filme e mediador (prof. Desidério Murcho), foram uma ótima sacada do Comitê para motivar os que estavam ali presentes, até o final...

Aquele abraço...