quarta-feira, 2 de julho de 2008

SUPEROUTRO



O Comitê Aberto de Cinema da UFOP (ComCine), a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (ProEx), o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC/UFOP) e o Cine-Teatro Vila Rica apresentam a mostra de filmes brasileiros do primeiro pacote da Programadora Brasil. As sessões são gratuitas, acontecendo todas as sextas-feiras, às 23 horas, no Cine-Teatro Vila Rica.


Nesta semana, o último filme da mostra:




SUPEROUTRO
De Edgar Navarro Filho
(BA, 1989, ficção, cor, 48 minutos)


Um louco na rua tenta libertar-se da miséria que o assedia e acaba por subverter a própria lei da gravidade.




Data: Sexta-feira, 4 de julho
Local: Cine-Teatro Vila Rica
Hora: 23:00





ENTRADA FRANCA
O CINEMA CONTRACULTURAL DA BAHIA
Por Newton Cannito

 
(...)
“SuperOutro” é um média-metragem de ficção sobre um louco de rua, espécie de Dom Quixote do Terceiro Mundo, que tenta se libertar da miséria através da sua imaginação alucinada. O filme foi dirigido por Edgar Navarro, cineasta que já tinha grande destaque no movimento de Super 8 dos anos 70, com filmes como “O Rei do Cangaço”.


O filme se constrói pelo choque de referências culturais díspares, inclusive da indústria cultural. Numa seqüência antológica o protagonista assiste ao programa de Silvio Santos na vitrine de uma loja. Enquanto roda a roleta ele começa a se masturbar e na trilha entra uma música clássica. Ele atinge o clímax quando o jogador consegue dobrar o valor. A mistura entre indústria cultural, grotesco sexual e música clássica constrói o estranhamento que o filme procura.


Em outro momento é parodiada uma seqüência clássica de “Amarcord”, de Fellini. Sobre a trilha de Nino Rota (a mesma de “Amarcord”), o louco de Navarro sobe numa árvore – tal como “Amarcord” – e grita que “quer uma mulher”.


A indústria cultural americana também será deglutida no filme de Navarro. A contradição está dada no fato do cinema de nome “Glauber Rocha” exibir o block buster “Super Homem”. A transformação do louco em SuperOutro ocorre logo a seguir e sobre o som da trilha original de “Super Homem”.


“SuperOutro” não hesita em se apropriar das referências da indústria cultural para satirizá-las e construir uma obra crítica e inovadora.
(...)








Vem aí o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2008, de 8 a 27 de julho, com extensa programação de filmes, além de espetáculos, exposições e oficinas!

Programação disponível no site:
http://www.festivaldeinverno.ufop.br/2008/

Nenhum comentário: