quarta-feira, 6 de maio de 2009

PROGRAMAÇÃO DE MAIO (Jodorowsky)

MAIO JODOROWSKY

O ComCine (Comitê de Cinema da UFOP), apoiado pela ProEx (Pró-Reitoria de Extensão da UFOP) e pelo IFAC (Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP), e em parceria com o ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP), apresenta neste mês a mostra MAIO JODOROWSKY, que acontece às sextas-feiras 19:30 no IFAC (Rua Coronel Alves, 55 – Centro – Ouro Preto), e às segundas-feiras 19:00 no ICHS (Rua Cônego Amando, 161 – Centro – Mariana). Todas as sessões têm entrada franca!


Confira:

Sexta (08/mai), IFAC, 19:30: A Montanha Sagrada
Segunda
(11/mai), ICHS, 19:00: Fando y Lis

Sexta (15/mai), IFAC, 19:30: El Topo
Terça (19/mai), ICHS, 19:00: A Montanha Sagrada

Sexta (22/mai), IFAC, 19:30: Fando y Lis
Segunda (25/mai), ICHS, 19:00: El Topo

Sexta (29/mai), IFAC, 19:30: A Constelação Jodorowsky (de Louis Mouchet)
Segunda (01/jun), ICHS, 19:00: A Constelação Jodorowsky (de Louis Mouchet)



*********************************************
:: A MONTANHA SAGRADA

De Alejandro Jodorowsky
(México/EUA, 1973, ficção, cor, 114 min.)

Jodorowsky interpreta o papel do "alquimista" que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. Sua intenção é submeter o grupo a uma série de ritos de natureza mística para que se desprendam da bagagem mundana antes de embarcar numa viagem em direção à misteriosa Ilha de Loto. Uma vez na ilha, iniciam a ascensão à Montanha Sagrada para substituir os deuses imortais que em segredo dominam o mundo. Ninguém havia visto nada igual até a data de lançamento deste filme. Foi a grande obra ovacionada no Festival de Cannes em 1973.


*********************************************
:: FANDO Y LIS

De Alejandro Jodorowsky
(México, 1968, ficção, cor, 97 min.)

Num cenário crivado de pedras e areia, desolado e seco, os personagens do título buscam por uma cidade mítica que remete à perfeição. O convite à arte surrealista está feito e não decepciona quem está disposto a viajar em indagações existencialistas e alegorias metafóricas. Na maior parte do tempo a sensação é a de estar imerso num sonho febril, com Fando carregando a paralítica Lis num carrinho de mão e encontrando os tipos mais bizarros possíveis em seu árido percurso.


*********************************************
:: EL TOPO

De Alejandro Jodorowsky
(México, 1968, ficção, cor, 97 min.)

A "toupeira" (tradução da palavra topo) é o pivô de um dos faroestes mais estranhos da história do cinema, que atrai o espectador com uma sucessão de imagens desconcertantes para depois jogá-lo dentro de uma alegoria surrealista que dificilmente será esquecida. A jornada se concentra primeiramente em vingança, sofrendo uma guinada no meio do caminho que transforma completamente o protagonista. A arrogância dá lugar à humildade, acompanhada de inúmeras camadas de significado e crítica religiosa. Mais do que um western, este filme representa de fato uma experiência única, que com o tempo ganhou um merecido ar cult.


*********************************************
:: A CONSTELAÇÃO JODOROWSKY

De Louis Mouchet
(Suíça, 1994, documentário, cor, 91 min.)

Este documentário foi realizado a partir de uma série de entrevistas com Alejandro Jodorowsky, Fernando Arrabal, Peter Gabriel, Marcel Marceau e Jean Giraud, além de imagens de arquivo e de alguns encontros com seus leitores. É considerado pelos seguidores do multifacetado artista como a melhor introdução audiovisual à sua vida e obra.



*********************************************
O ComCine UFOP

Criado em 2004, o ComCine – Comitê de Cinema da Universidade Federal de Ouro Preto, é um grupo formado por pessoas de diversas áreas da universidade (alunos, professores e funcionários) e também da comunidade externa, reunidos todos pela admiração ao cinema. Seu principal objetivo é servir como fórum de discussão sobre o audiovisual, considerando a sua produção, circulação e recepção. Trabalha levando o melhor do cinema às pessoas, num processo de formação de público e olhar crítico. Em 2006, o Conselho Universitário (CUNI) aprovou seu regimento interno, reconhecendo-o como espaço privilegiado de discussão e deliberação sobre o audiovisual na UFOP.

Entre suas atividades, destacamos a curadoria da área de Artes Visuais (cinema, vídeo, fotografia) do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2007 e 2008, além da elaboração de mostras regulares ao longo do ano, compostas por filmes temáticos e alternativos, em sessões gratuitas e, por vezes, itinerantes, nestas mesmas cidades. Uma vez a cada período letivo da universidade, promove a "Conversando Cinema": a mostra de filmes comentados por professores, às 21h, no Cine-Teatro Vila Rica, com duração de uma semana e entrada gratuita, além de exibir variados filmes semanalmente nos espaços da UFOP.

Para receber a programação semanal do ComCine UFOP direto em sua caixa de mensagens, envie um e-mail para comcine@ufop.br.

Nenhum comentário: