quarta-feira, 3 de junho de 2009

PROGRAMAÇÃO DE JUNHO

O ComCine (Comitê de Cinema da UFOP), apoiado pela ProEx (Pró-Reitoria de Extensão da UFOP) e pelo IFAC (Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP), e em parceria com o ICHS (Instituto de Ciências Humanas e Sociais da UFOP), apresenta os filmes do mês de junho, com sessões às sextas-feiras 19:30 no IFAC (Rua Coronel Alves, 55 – Centro – Ouro Preto), e às segundas-feiras 19:00 no ICHS (Rua Cônego Amando, 161 – Centro – Mariana).


*********************************************

: Sexta (05/jun), IFAC, 19:30: A Metamorfose (de Valeri Fokin)

: Segunda (08/jun), ICHS, 19:00: Perdido En La Mancha (de Keith Fulton e Louis Pepe)

: Segunda (15/jun), ICHS, 19:00: Adeus Dragon Inn (de Tsai Ming-liang)

: Sexta (26/jun), IFAC, 19:30: Hamlet Vai À Luta (de Aki Kaurismäki)

: Segunda (29/jun), ICHS, 19:00: A Estrada Perdida (de David Lynch) - comentado pelo professor Emílio Maciel (DELET/ICHS)


*********************************************

:: A METAMORFOSE

De Valeri Fokin
(2002, Rússia, 85 minutos, cor, ficção)

Valeri Fokin, aclamado diretor teatral russo, oferece uma adaptação única do conto de Franz Kafka. Yevgeni Mironov faz o papel de Gregor Samsa, o caixeiro que despertando depois de uma noite mal dormida, encontra-se transformado num gigantesco inseto. Sem a ajuda de efeitos especiais, Forkin constrói uma forma diferente e teatral da transformação de Samsa, através da grande atuação de Mironov.

Data: Sexta, 05 de junho
Local: IFAC (Ouro Preto)
Hora: 19:30


ENTRADA FRANCA

*********************************************

:: PERDIDO EN LA MANCHA

De Keith Fulton e Louis Pepe
(2002, Inglaterra, 89 minutos, cor, documentário)

“Lost in La Mancha” é um making-of de um filme que não foi terminado. Com base em dramas que vão de conflitos pessoais a tempestades épicas, este é um retrato da desintegração de um filme. Em setembro de 2000, quando os câmeras começaram a rodar a adaptação de Terry Gilliam para Dom Quixote, a produção já contabilizava dez anos de projeto e duas tentativas frustradas de dar início às filmagens. Como um Quixote contemporâneo, o visionário Gilliam se mostra habituado a enfrentar a força descomunal dos dragões hollywoodianos. Sua tarefa agora é conseguir 32 milhões de dólares com patrocinadores europeus, o que lhe daria maior liberdade de criação. Tem início um excitante diálogo entre o filme de Gilliam e o “un-making of” Perdido em La Mancha, que inclui toda sorte de desastres, desde uma inundação que afeta os equipamentos à doença que impossibilita o ator protagonista de trabalhar.

Data: Segunda, 08 de Junho
Local: Auditório do ICHS (Mariana)
Hora: 19:00

ENTRADA FRANCA

*********************************************

:: ADEUS DRAGON INN

De Tsai Ming-liang
(2003, Taiwan, 82 minutos, cor, ficção)

Na última noite antes de um velho cinema fechar uma jovem japonesa corre para o cinema, apesar da chuva. O cinema parece deserto, sem vida. Mas, no entanto, há algumas pessoas, algumas talvez não sejam pessoas... Uma arrumadora coxa e um jovem projecionista trabalham no cinema, mas nunca se encontraram. Todos os dias, até a última noite, a arrumadora procura o projecionista na cabine de projeção, mas ele nunca está. Ela olha uma última vez e continua à sua procura pelos corredores da sala de cinema labiríntica. Mas continua sem o encontrar. Quando o filme termina, as pessoas saem e a porta fecha-se... Mas o jovem projecionista repara que a arrumadora se esqueceu do termo da comida, por isso resolve ir à sua procura... Antes da sessão terminar, no ecrã gigante é projetado um filme de 36 anos atrás, chamado “Dragon Inn”. Um jovem japonês que veio até ao cinema à procura de outros homossexuais choca com alguém que se parece com o espadachim do ecrã. No entanto, agora são velhos, sentados na sala escura e vazia, olhando o seu próprio filme. Choram... Serão reais ou apenas espíritos que não querem partir?

Data: Segunda, 15 de Junho
Local: Auditório do ICHS (Mariana)
Hora: 19:00

ENTRADA FRANCA

*********************************************

:: HAMLET VAI À LUTA

De Aki Kaurismaki
(1987, Finlândia, 86 minutos, PxB, ficção)

Uma livre e interessante adaptação da obra de Shakespeare. As incríveis aventuras de um sensível jovem cujo coração é quente como uma geladeira. O roteiro enfoca uma questão de vida ou morte: dinheiro. Por causa dele uma luta mortal se desenrola na cúpula de uma grande empresa. Quem terá assassinado o diretor?

Data: Sexta, 26 de junho
Local: IFAC (Ouro Preto)
Hora: 19:30


ENTRADA FRANCA

*********************************************

:: A ESTRADA PERDIDA

De David Lynch
(1997, EUA, 135 minutos, cor, ficção)

Comentado pelo professor Emílio Maciel (DELET/ICHS)

Fred Madison é um saxofonista de jazz vanguardista que é casado com Renee. Fred suspeita que Renee pode ser infiel a ele, mas percebe que tem coisas maiores para se preocupar quando alguns vídeos aparecem na porta da sua casa, provando que alguém está observado a casa por fora e por dentro. Quando Renee é encontrada morta, Fred é preso e condenado por homicídio em primeiro grau. Entretanto em uma manhã não está mais em sua cela e se transformou aparentemente em Pete Drayton, um jovem mecânico de automóveis que é libertado mas tolamente se envolve com a mulher de Dick Laurent, uma gangster, chamada Alice Wakefield, uma loira bem sensual que é exatamente igual a Renee. David Lynch!

Data: Segunda, 29 de Junho
Local: Auditório do ICHS (Mariana)
Hora: 19:00

ENTRADA FRANCA

*********************************************

O ComCine UFOP

Criado em 2004, o ComCine – Comitê de Cinema da Universidade Federal de Ouro Preto, é um grupo formado por pessoas de diversas áreas da universidade (alunos, professores e funcionários) e também da comunidade externa, reunidos todos pela admiração ao cinema. Seu principal objetivo é servir como fórum de discussão sobre o audiovisual, considerando a sua produção, circulação e recepção. Trabalha levando o melhor do cinema às pessoas, num processo de formação de público e olhar crítico. Em 2006, o Conselho Universitário (CUNI) aprovou seu regimento interno, reconhecendo-o como espaço privilegiado de discussão e deliberação sobre o audiovisual na UFOP.

Entre suas atividades, destacamos a curadoria da área de Artes Visuais (cinema, vídeo, fotografia) do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2007 e 2008, além da elaboração de mostras regulares ao longo do ano, compostas por filmes temáticos e alternativos, em sessões gratuitas e, por vezes, itinerantes, nestas mesmas cidades. Uma vez a cada período letivo da universidade, promove a "Conversando Cinema": a mostra de filmes comentados por professores, às 21h, no Cine-Teatro Vila Rica, com duração de uma semana e entrada gratuita, além de exibir variados filmes semanalmente nos espaços da UFOP.
*********************************************

Para receber nossa programação semanal diretamente em seu e-mail, envie uma mensagem para comcine@ufop.br.

Nenhum comentário: