quarta-feira, 5 de novembro de 2008

SÃO PAULO S/A

O Comitê de Cinema da UFOP (ComCine), a Pró-Reitoria de Extensão da UFOP (ProEx), o Instituto de Filosofia, Artes e Cultura (IFAC/UFOP) e o Cine-Teatro Vila Rica apresentam a programação do Cineclube ComCine do final deste ano. Todas as sessões são gratuitas, com filmes da Programadora Brasil – Central de Acesso ao Cinema Brasileiro.



Nesta semana:

:: SÃO PAULO SOCIEDADE ANÔNIMA

De Luiz Sérgio Person
(SP, 1965, fic, pb, 107 minutos)

Grande painel sobre o impacto das transformações sociais e econômicas na cidade de São Paulo provocadas pelo surto da implantação da indústria automobilística no Brasil, sob a ótica de um indivíduo em ascensão. Após casar-se, ter amantes e progredir socialmente, unindo-se a um empresário do setor automobilístico, ele entra em crise e tenta abandonar sua carreira e sua vida conjugal.

Se um dos principais poderes das imagens em movimento é o de capturar e eternizar um espaço e um tempo, poucas vezes o cinema brasileiro fez isso de maneira tão forte quanto no retrato da São Paulo da virada dos anos 1950 para os anos 1960 que Luiz Sérgio Person construiu em “São Paulo S/A”. Num momento em que o cinema nacional voltava seus olhos para o interior e para o sertão para conseguir encontrar uma idéia de brasilidade autêntica, Person vai em busca das angústias existenciais e coletivas de uma classe média urbana, e faz um dos filmes até hoje mais bem-sucedidos na capacidade de mostrar as agruras da vida de um homem absoluta e terrivelmente comum.


Data: Sexta, 07 de novembro
Local: Cine-Teatro Vila Rica
Hora: 23:00

ENTRADA FRANCA





A ANGÚSTIA DA CLASSE MÉDIA
Por Luiz Joaquim

Era 1965 quando “São Paulo Sociedade Anônima” chegou aos cinemas. A intelectualidade brasileira ainda estava atordoada com o Cinema Novo que, no ano anterior, o ano do golpe militar, havia definitivamente marcado seu terreno político discursando pelas imagens de Leon Hirszman (“Maioria absoluta”), de Ruy Guerra (“Os fuzis”) e, principalmente, de Glauber Rocha (“Deus e o diabo na terra do sol”).

Como um contraponto a essas vozes, que vinham todas do Rio de Janeiro, Luiz Sérgio Person gritou lá da capital paulista seu primeiro longa-metragem. Tão contestador social quanto os rebentos dos cinemanovistas, “São Paulo S/A” também questionava o modo de vida brasileiro. Seu diferencial temático, entretanto, era mostrar essa perspectiva, a partir do já caótico e angustiado cotidiano da classe média urbana, um segmento até então relegado pelo nosso cinema. Em termos estéticos, o diferencial no filme de Person era abissal.

Tendo voltado do Centro Sperimentale di Cinematografia, em Roma (onde estudou cinema e fez o curta-metragem “Al ladro”, que representou a Itália no Festival de Veneza), Person desenvolveu para “São Paulo Sociedade Anônima” um perfil plástico e narrativo cheio de sofisticação. O mesmo que o havia impressionado na Europa, produzido na segunda metade dos anos 1950 e na primeira metade dos anos 1960. Isso pode ser traduzido mais fortemente nas então correntes estéticas celebradas daquele momento: a Nouvelle Vague francesa o Neo-Realismo italiano – sendo Jean-Luc Godard uma de suas referências na França e o ”poeta da melancolia”, Valério Zurlini, na Itália.

Assim sendo, temos em “São Paulo Sociedade Anônima” o artifício de elipses na narrativa, cortes secos e um tom documental (a linha de montagem da Volkswagen e a corrida de São Silvestre invadem o filme a certa altura) em oposição à encenação precisa de Walmor Chagas e grande elenco. Tudo isso amarrado pela música opressiva de Cláudio Petráglia e pela contrastante fotografia em P&B de Ricardo Aronovich.

Chagas protagonizava pela primeira vez no cinema, e num papel que marcaria sua carreira. Ele fazia Carlos que, dos 25 aos 30 anos, entre 1957 e 1961, viu crescer em si uma angústia esmagadora, impulsionada pela tirania das urgências e regras sociais da urbe, com a industrialização também em franco crescimento naquele período. Daí surge um homem frustrado, que, sem compreender muito bem a razão de sua própria inquietação, passa a enxergar seu destino sob uma ótica nebulosa.

No campo sentimental, Carlos tem três mulheres que, de uma forma ou de outra, acompanham sua trajetória. Luciana (Eva Wilma), com quem se casa por “cansaço e preguiça de escolher coisa melhor”, é o porto seguro para “acertar a vida”. Luciana seria um “igual”, no qual Carlos vê a possibilidade de manter e desenvolver o seu lugar na sociedade. Ana (Darlene Glória) é uma modelo que prefere homens endinheirados. Representa o prazer carnal, mas também a alienação. Já Hilda (Ana Esmeralda) é quem mais perturba Carlos com suas ansiedades, que disfarçam na realidade uma vida vazia. Vazia como aquela de que Carlos quer escapar, mas não consegue.

Jean Claude Bernardet, em seu livro Brasil em tempo de cinema, destaca uma bela seqüência do filme, quando Carlos, no ápice de sua revolta, rouba um carro e foge de São Paulo. Deixa tudo para trás. Quer recomeçar. Deixar de ser apenas uma engrenagem na metrópole impiedosa. Mas ele é um impotente. E, assim sendo, é tão fascista quanto o sistema que o incomoda.




Próximos filmes do Cineclube ComCine em 2008:

sex 14/11 – Bang Bang e Blá Blá Blá… (ambos de Andrea Tonacci)

sex 21/11 – Tudo Bem (de Arnaldo Jabor)

sex 28/11 – A Lira do Delírio (de Walter Lima Jr.)

sex 05/12 – O Homem que Virou Suco (de João Batista de Andrade) e A Saga da Asa Branca (de Lula Gonzaga)

Nenhum comentário: